Nosso Blog

Vacina do COVID para crianças

A vacina encheu todos de esperança de dias melhores e de definitivamente conseguirmos vencer a pandemia. Ainda temos uma quantidade limitada de doses, sendo aplicada em grupos bem específicos, mas quando ela chegará para as crianças??

Muitos pais nos trazem essa dúvida e a resposta é que isso é incerto. Torcemos para que seja breve, mas para que isso ocorra é necessário estudos para essa fase da infância e adolescência. As duas principais plataformas de estudo das vacinas do Brasil, da Coronavac e Oxford não incluíram crianças entre os voluntários da pesquisa. Fora do Brasil, a Pfizer iniciou testes em adolescentes à partir de 12 anos, a Moderna tem planejamento de estudo entre 12 a 17 anos (e após de 1 a 11 anos) e a AstraZeneca também anunciou programação de estudo entre 5 a 12 anos. A Coronavac na China iniciará em breve estudos para pacientes de 3 a 17 anos. Portanto até o momento acontecendo mesmo, não há nenhum estudo com crianças, apenas a Pfizer para adolescentes.

Dessa forma, o reforço das medidas de proteção conhecidas (isolamento social, distanciamento, uso de máscara e álcool) é fundamental!!!! Quando tivermos uma quantidade expressiva de vacinados na população (mesmo que adulta), a circulação do vírus será muito menor e isso também repercutirá nas crianças, as protegendo indiretamente. Até então, todo cuidado é pouco com os pequenos. Lembrar que mesmo entre as pessoas vacinadas, por hora as medidas de proteção serão mantidas.

Permanecemos na torcida para que estudos ocorram nas crianças em breve para que possam dessa forma terem programação para vacinação.

Dra Daniela Vinhas Bertolini, Pediatria e Infectologia Pediátrica – CRM 85228

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário