O que é pediatria?
Pediatria é a especialidade da Medicina dedicada à assistência biopsicossocial do ser humano em uma ampla faixa etária, desde a fase pré-natal até o final da adolescência. Sua atuação abrange aspectos preventivos e curativos.
Atuação preventiva - gestação, parto e pós-parto:
A atuação preventiva se inicia antes mesmo do bebê nascer, durante a realização de consulta pré-natal no pediatra com as gestantes. Esse tipo de consulta é bastante recomendável, pois são nessas visitas ao pediatra que as futuras mamães serão orientadas sobre a assistência e práticas de cuidados com os recém-nascidos, tais como:
- momento do parto e estadia na maternidade;
- cuidados gerais: ritmo de sono, banho, cuidados com o coto umbilical, orientações de higiene, vacinas a serem administradas;
- testes de triagem recomendados (pezinho, auditivo, entre outros);
- armazenamento de células-tronco;
- questões ligadas ao aleitamento materno.
O que é Puericultura?
Após o nascimento, o pediatra inicia sua atuação preventiva através da Puericultura, que é a ação de promover e proteger a saúde das crianças através de uma atenção integral, compreendendo a criança como um ser em desenvolvimento com suas particularidades, considerando além da criança, a família e o entorno, analisando o conjunto biopsicosociocultural.
É através da puericultura que o pediatra terá a possibilidade de detecção precoce de alterações clínicas, alimentares, de desenvolvimento, entre outras, podendo através dessa observação atuar precocemente minimizando a possibilidade de sequelas.
A puericultura é realizada durante as consultas de rotina, sendo observado e solicitado informações a respeito do cotidiano da criança, queixas, alimentação, uso de medicações, vacinação, padrão de sono, comportamento, desenvolvimento, aproveitamento escolar, interação, socialização desta, sendo realizado sempre o exame físico completo e fornecida orientações aos pacientes e suas famílias direcionados a faixa etária atendida, sobre todos esses aspectos, além das relacionadas à prevenção de doenças e acidentes.
Com os adolescentes a atuação preventiva envolve também orientação para prevenção de uso de drogas lícitas e ilícitas, gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.