Nosso Blog

Vacina de gripe x COVID

A vacina da gripe tem como objetivo a redução das infecções causadas pelo vírus influenza, assim como a chance de complicações e óbitos. Alguns estudos foram publicados recentemente, destacando-se a publicação no American Journal of Infection Control mostrando a avaliação do impacto da vacina da gripe sobre a chance de ter COVID ou da severidade deste.

O estudo foi realizado na Universidade de Michigan com envolvimento de mais de 27 mil pacientes, mostrando que indivíduos vacinados para gripe tiveram menor incidência de testes positivos para COVID e quando infectados os pacientes tiveram evolução de menor gravidade, com menor taxa de complicações e hospitalizações. Maiores investigações são necessárias para avaliarmos se isso é decorrente de questões imunológicas protetoras desencadeadas pela vacina de gripe. O estudo traz discussões que outros fatores podem exercer influencia positiva para essa suposta proteção, como o fato das pessoas vacinadas para gripe fazerem parte de um grupo que de fato respeita mais as orientações de distanciamento social, uso de máscaras e outros cuidados de saúde, o que poderia também levar a um bom efeito protetor para que se infectem menos com o COVID.

Novos estudos estão sendo realizados para maiores esclarecimentos, mas de qualquer forma, todos que puderem ser vacinados para influenza (gripe), devem recebê-la. Ela protegerá contra o influenza que já está circulando, diminuindo a possibilidade de infecção concomitante com o COVID.

Em caso de dúvida, procure orientação de um profissional de saúde.

Dra Daniela Vinhas Bertolini, Pediatria e Infectologia Pediátrica – CRM 85228

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário