O objetivo principal da vacina da gripe é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população. É importantíssimo destacar que a vacina é feita de vírus inativado, portanto morto e incapaz de causar qualquer doença pelo ato da vacinação. O Ministério da Saúde promove uma campanha muito grande, com grande número de doses, mas vivemos em um país de dimensões continentais e uma grande parcela da população fica sem receber a vacina nas unidades públicas, sendo aconselhável sempre que possível, a aplicação dessa na rede privada.
A composição da vacina varia ano a ano, conforme a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo essa orientação feita baseada no que mais circulou no ano anterior no Hemisfério Norte e Sul.
A vacina utilizada na rede pública no Brasil em 2021 será a influenza trivalente, produzida no Instituto Butantã, apresentando três tipos de cepas de vírus em combinação, sendo dois tipos de influenza A (H1N1 e H3N2) e um tipo de influenza B, sendo todos inativados, fragmentados e purificados.
A vacina utilizada na rede privada é a influenza tetravalente, havendo vários fabricantes, contendo todos quatro tipos de cepas, sendo dois de influenza A e dois de influenza B (composição igual da trivalente, acrescida de uma cepa a mais de influenza B). Existe ainda a possibilidade de aplicação da vacina trivalente na rede privada também.
A maioria dos vírus influenza circulantes está contemplado na vacina trivalente, mas a vacina tetravalente fornece uma proteção a mais, promovendo imunização mais expandida para gripe. Aconselhamos a todos que dentro do possível se vacinem para influenza, exceção feita apenas para quem possua uma contra-indicação formal. Em tempos de pandemia, o investimento em proteção deve ser total. Por isso, se você não está dentro dos grupos prioritários do MS e tiver possibilidade, vacinem-se!!!
Em casos de dúvidas, procure a orientação de um profissional de saúde.
Dra Daniela Vinhas Bertolini, Pediatria e Infectologia Pediátrica – CRM 85228