⚠️ O governador de São Paulo divulgou há poucos dias a extensão da campanha de vacinação contra COVID para adolescentes a partir de 12 anos. Muita gente comemorou mas ao mesmo tempo se preocupou. Afinal a vacina pode mesmo ser usada para essa faixa etária com segurança??
Sim, a vacina contra COVID da Pfizer tem estudos de segurança para adolescentes a partir de 12 anos e por conta disso, a empresa solicitou liberação junto a Anvisa para seu uso e mudança em bula, o que ocorreu há poucos dias. Dessa forma, seu uso está regularizado no nosso país. A vacinação também já havia sido ampliada há mais tempo pelo CDC. Os outros fabricantes por hora, ainda não solicitaram no nosso país a extensão da faixa etária e por isso, até o momento, não poderão ser utilizadas para esse grupo.
Vacinar os adolescentes é importantíssimo para o controle da pandemia. Primeiro pelos benefícios de proteção individual para cada um deles, já que a doença também os afeta e apesar de ser uma proporção menor de casos graves, eles existem e podem complicar, gerando internação e risco teórico inclusive de óbito. Em segundo lugar a vacinação é importante a nível populacional. Lembramos que cerca de 25% da nossa população tem menos de 18 anos, portanto sem vacinar esse grupo, o controle da pandemia de fato fica comprometido.
Por isso, assim que liberar, levem os adolescentes para vacinar!!!! Estudos estão sendo feitos em faixas etárias menores e em breve a vacina também deverá chegar para eles. Na torcida para que seja rápido