Nosso Blog

Uso de Narguilé entre adolescentes

Verdadeira febre entre adolescentes e jovens, o Narguilé está por todas as partes, rodas de amigos, casais de namorados, festas. “Vendido” para esses grupos com a falsa propaganda de não causar vício, ele carrega consigo o mesmo período e toxicidade bastante elevada.

As principais características são o fato da fumaça passar pela água antes de chegar ao fumante e dele ter sabores muitas vezes adocicados e agradáveis. Isso não ameniza em nada o problema, já que a concentração de nicotina é extremamente alta. Uma hora inalando o Narguilé corresponde a 100 cigarros comuns, trazendo portanto riscos incalculáveis a saúde, já que submete o organismo de quem o fuma a uma carga gigantesca de substâncias tóxicas, muitas delas cancerigenas.

Pesquisas mostram que cerca de 20% dos estudantes entre 10 a 19 anos já experimentaram o Narguilé. Número assustador!!! Julho Branco é o mês estipulado pela Sociedade de Pediatria de São Paulo como mês do combate ao uso de drogas por crianças e adolescentes. Vamos lutar contra qualquer forma de vício. Converse com as crianças e adolescentes, tendo espaço para a escuta sem julgamentos. Só dessa forma estarão próximo a eles podendo aconselhar e mostrando os melhores caminhos.

Dra Daniela Vinhas Bertolini, Pediatria e Infectologia Pediátrica – CRM 85228

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário