A Sífilis Congênita é uma doença grave, resultado da sífilis da gestante não tratada, que transmitiu a bactéria para o seu concepto.
Pode trazer consequencias muito sérias como aborto espontâneo, natimorto, parto prematuro, má-formação do feto, surdez, cegueira, deficiência mental e óbito neonatal.
A Sífilis na gestante é uma doença tratável e portanto a Sífilis Congênita é 100% prevenível. Para isso toda gestante deve realizar o pré natal e neste os exames de sífilis, para que possa ser diagnosticada e tratada.
A Sociedade de Pediatria de São Paulo, está na Campanha pela eliminação da Sífilis Congênita. Esse trabalho está sendo feito em parceria ao Programa Estadual de DST/Aids.
É importante que toda população tenha conhecimento que a incidência de Sífilis na população geral está bastante elevada, em níveis crescentes nos últimos anos. Além disso, a Sífilis pode ser uma doença “silenciosa” de forma que o diagnóstico pode ser feito na grande maioria dos casos, através da realização dos exames. Desta forma é importantíssimo e obrigatório que toda gestante realize os exames regularmente.
Dra. Daniela Vinhas Bertolini, Pediatria e Infectologista Pediátrica – CRM 85228