Com a frase “Amamentação faz bem para o seu filho, para você e para o planeta”, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e o Ministério da Saúde comemoram, no dia 06 de agosto, a campanha que marca a XXV Semana Mundial da Amamentação (SMAM). A Semana é uma iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, a sigla em inglês), ocorre em mais de 150 países, de 1 a 7 de agosto e, este ano, o objetivo é chamar a atenção para a importância do aleitamento materno para que sejam alcançadas as 17 metas dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” definidos pela ONU.
A campanha é marcada por uma série de iniciativas, em apóio ao aleitamento materno em várias esferas, estando esse ano acompanhada de uma importantíssima publicação científica, na revista britânica The Lancet dedicada ao aleitamento materno. A publicação é composta por dois artigos, um dos quais liderado pelo brasileiro Cesar Victora.
O primeiro artigo da série mostra que o aleitamento materno, se praticado em níveis quase universais, poderia evitar a morte de 823 mil crianças menores de 5 anos e 40 mil óbitos de mulheres por câncer de mama a cada ano no mundo, além de um terço das infecções respiratórias e metade dos casos de diarreia em crianças nos países de média e baixa renda. Esses e vários outros benefícios são descritos e salientados nas publicações.
Importante ressaltar que o Brasil recebeu destaque pelos notáveis avanços nos indicadores de amamentação, passando de uma duração de 2,5 meses na década de 70 para mais de 12 meses atualmente.
Confira o artigo completo no http://www.sbp.com.br/campanhas/em-andamento/semana-mundial-da-amamentacao-2016/
Dra. Daniela Vinhas Bertolini, Pediatria e Infectologista Pediátrica – CRM 85228