A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou recentemente um manual de orientação para médicos, pais, educadores, crianças e adolescentes, com título “Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital”, com discussões bastante interessantes sobre benefícios e malefícios que acompanham a tecnologia digital. O documento é inédito no País, tendo sido inspirado em estudos e recomendações internacionais e adaptadas à realidade nacional.
No texto, são abordados os principais problemas ligados ao uso excessivo da tecnologia por crianças e adolescentes. Entre as consequências, estão o aumento da ansiedade, a dificuldade de estabelecer relações em sociedade, o estímulo à sexualização precoce, a adesão ao cyberbullying, o comportamento violento ou agressivo, os transtornos de sono e de alimentação, o baixo rendimento escolar, as lesões por esforço repetitivo e a exposição precoce a drogas, entre outros. Todos com efeitos danosos para a saúde individual e coletiva, com graves reflexos para o ambiente familiar e escolar.
De acordo com a SBP, estudos científicos comprovam que a tecnologia influencia comportamentos através do mundo digital, pela adoção de hábitos, muitos deles inadequados desde os primeiros anos da infância. Há algum tempo, este tema tem ocupado espaço nas discussões na entidade, preocupada com a melhor orientação ao pediatra no atendimento de seus pacientes e familiares.
Todos os pais e responsáveis pelas crianças devem estar sempre bem informados sobre como o Mundo Digital influencia nossas crianças e adolescentes.
Vale a pena conferir na íntegra a matéria da Sociedade Brasileira de Pediatria e o Manual.
Dra. Daniela Vinhas Bertolini, Pediatria e Infectologista Pediátrica – CRM 85228