A chegada de um bebê é um evento muito aguardado e que mexe com a vida da família toda.👶💞
Cuidamos do quarto e do enxoval, mas também precisamos parar para identificar potenciais perigos na casa e ter ações preventivas para evitar acidentes.
Cada fase do bebê vai exigir cuidados diversos, e cada vez maiores!
Vamos então fazer alguns posts falando sobre a prevenção dos acidentes na infância.
Em primeiro lugar, o transporte do bebê em automóvel deve sempre ser em cadeirinha apropriada, com utilização de cinto.
Mesmo para trajetos curtos, nunca transporte bebê ou criança no colo.
Nos primeiros meses, a cadeirinha deve ser fixada voltada para o vidro traseiro do carro, e de preferência, com adulto sentado ao lado.
De acordo com a orientação do fabricante, conforme atingir determinado peso, aí sim, a cadeirinha deverá ser fixada no sentido habitual no banco, voltada para o vidro dianteiro.
Nos primeiros meses de vida , não deixar lençol ou manta soltos , pois podem cair sobre o rosto do bebê e provocar sufocamento.
Nunca colocar o bebê para dormir na cama com os pais!Se vocês ainda estiverem inseguros, reservem um espaço no quarto para colocar o berço.
Ao utilizar bebê conforto, sempre utilize o cinto para deixá-lo preso.Caso precise se afastar do bebê , não o deixe sobre superfícies elevadas, como mesas, cadeiras ou balcões.Com a movimentação do bebê ( principalmente conforme vai crescendo e ficando mais pesado), o bebê conforto pode tombar e machucar a criança.
Nessa situação,o correto é apoia-lo no chão.
Da mesma maneira, nunca deixe o bebê sozinho sobre o trocador ou dormindo sobre a cama(ainda que cercado de travesseiros!).
Os acidentes acontecem, mas podemos prevenir a maioria deles com cuidados simples.
Dra. Claudia G. F. Troccoli Menezes, Gastropediatra – CRM 69769