Esse ano mudou a rotina de todos. O medo e a ansiedade se mostram de várias formas. Não foi diferente com as crianças. Sem escola e com muitos pais trabalhando de casa, os horários ficaram mais flexíveis, para dizer o mínimo.
Algumas crianças estão com horários todos errados e a queixa de dificuldade para dormir só se agravou. Mas o que fazer para tentar resolver isso?
Em primeiro lugar, é ter uma rotina de horários. Eles podem estar um pouco mais flexíveis, principalmente agora que vai se encerrar o ano letivo, mas a criança precisa ter uma rotina. Acordar, tomar café, almoçar, lanchar e jantar.
É o mínimo que precisamos fazer. Além disso, há outras medidas que auxiliam na restauração dos horários e qualidade do sono. Tentar fazer alguma atividade física, que pode ser pular corda, dar uma volta à pé no quarteirão.
Após o jantar, tomar um banho e colocar aquele pijama gostoso.
Não usar telas( celular ou computador) no período da noite.
Todos devem se preparar para o momento de ir deitar.Devemos sinalizar isso, já diminuindo toda a atividade da casa, diminuindo ruídos e luzes. E para fechar com chave de ouro:contar uma história ou ler um livro, já na cama, embala o sono e os sonhos!
Dra. Claudia G. F. Troccoli Menezes, Gastropediatra – CRM 69769