Dia 24 de março é o Dia Mundial de Luta contra Tuberculose. A doença foi descoberta em 1882 e apesar de tão antiga, ainda é considerada um grave problema de saúde pública, com números alarmantes em vários países, não sendo o Brasil diferente.
Segundo estimativas da OMS, dois bilhões de pessoas do mundo, o que corresponde a um terço da população mundial, está infectada pelo bacilo, destes 9 milhões, desenvolverão a doença e 2 milhões morrerão a cada ano. O Brasil é o 18º lugar entre os países do mundo com o maior número de casos de TB em todo o mundo. Estimativas nacionais apontam que cerca de 20% dos doentes não são diagnosticados, e muitos casos somente são descobertos após a internação ou óbito.
A doença afeta principalmente as pessoas empobrecidas, mas pode ocorrer em pessoas de todas as classes sociais, estando todos sob risco devido a grande circulação da doença no nosso meio. Ela é considerada sempre grave, porém curável em praticamente 100% dos casos novos, usando a medicação adequada, que é distribuída no SUS.
Lembramos ainda que a vacina BCG é fornecida gratuitamente pelo SUS em todas as maternidades públicas e privadas, sendo um direito da criança e um dever dos pais a aplicação dessa ao nascer. Ela previne a ocorrência de formas graves de tuberculose sendo uma importante aliada na luta contra TB.
A falta de informação sobre a doença é o pior dos remédios, fortalecendo o medo, estigma e discriminação, atrasando os diagnósticos e prejudicando muito os resultados dos tratamentos.
Dra Daniela Vinhas Bertolini, Pediatria e Infectologia Pediátrica – CRM 85228