Nosso Blog

Desidratação – o que fazer?

Verão é época de gastroenterites, as famosas viroses. Esse ano, além dos vírus habituais e algumas bactérias que podem causar esses quadros, ainda temos a preocupação do COVID, que pode ter como manifestação também, as alterações gastrointestinais. Os principais sintomas são a diarréia e vômito, e se esses forem muito intensos e não for feita a reposição adequada a criança pode acabar evoluindo para desidratação. Isso ocorre porque a perda, não apenas de água, mas também de minerais e eletrólitos, como sódio, potássio, entre outros, é maior que a reposição.

Independente da causa, de qual agente infeccioso esteja causando esse quadro, é importantíssimo o tratamento com a hidratação da criança. Sempre esse deve ser inicialmente tentado por via oral. A melhor escolha sempre é a solução de reidratação oral, que tem tudo balanceado e nas concentrações adequadas para o tratamento da criança. Além dela, outros líquidos podem ser ofertados a criança e se essa está em aleitamento materno, esse deve ser estimulado pois colabora muito para melhora da criança.

Ofertar a solução de reidratação oral é sempre preferível a somente água. Pode também tomar água e é muito bom que receba, mas a solução de reidratação tem além da água, os eletrólitos e algumas marcas até alguns minerais (como o zinco)  necessários para o tratamento da criança. Refrigerantes, sucos industrializados, bebidas energéticas devem SEMPRE evitadas para a reidratação, mesmo para adolescentes e adultos.

Em caso de dúvida, procure sempre a orientação do seu pediatra.

Dra. Daniela Vinhas Bertolini, Pediatria e Infectologista Pediátrica – CRM 85228

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário