A gente não cansa de enaltecer o aleitamento materno! Afinal , o leite materno é o alimento mais completo que o seu filho pode receber! Além da questão nutricional e imunológica, é indiscutível o efeito benéfico na questão emocional e psicológica tanto do bebê quanto da mãe.
Mas o que ninguém conta é que dar de mamar pode ser muito doloroso para algumas mães, caso o bebê não faça a “pega” correta. Fissuras podem atrapalhar esse processo e a melhor forma é prevenir! Na hora de amamentar, o melhor é sempre estar em ambiente calmo e bem acomodada.
Nada de ficar em aplicativo de amamentação! Esse momento é seu e do seu bebê. Evite qualquer distração que faça você perder o “olho no olho” com seu bebezinho!
Isso vai fortalecer os vínculos mãe-bebê. Os benefícios são para sempre! ♥️
Mas então, como fazer❓
Na hora da mamada, caso a mama esteja muito cheia, utilize uma toalha umedecida em água fria e massageie as mamas. Isso vai fazer com que a mama esvazie um pouco e facilite a pega pelo bebê, e sem risco de “empedrar” o leite. Se acomode bem e se for o caso utilize uma almofada para deixar o bebê numa posição ou altura melhor. Ele pode ficar no colo com a boca voltada para a mama ou colocado “ de cavalinho “ na perna da mãe com o rosto voltado de frente para a mama.
Ao colocar o bebê para mamar: a boca do bebê deve estar bem aberta os lábios devem estar virados para fora o queixo do bebê deve tocar o peito da mãe a aréola deve ficar mais visível na parte superior do que na inferior observar o movimento de sucção, a bochecha enchendo e a respiração do bebê
Dra. Claudia G. F. Troccoli Menezes, Gastropediatra – CRM 69769