Nosso Blog

Introdução alimentar

A introdução alimentar deve ser iniciada aos 6 meses , idade até a qual, orientamos que seja mantido o aleitamento materno.

Essa introdução só se inicia nesse momento pois é a idade em que a maioria dos bebês adquire a capacidade de se manter sentado, sem apoio.

Caso contrário, não seria possível alimentar o bebê com qualquer coisa que necessitasse o uso de uma colher. Partindo desse pressuposto, o bebê deve estar na posição sentada, em cadeirão que permita manter o bebê firme e preso com o cinto.

O primeiro passo são as frutas.

Inicialmente, começamos com frutas que tem uma consistência mais fácil de ser raspada com uma colherzinha (como pêra e mamão).

Vamos usar o mesmo tipo de fruta por 2 a 3 dias, para então trocar para outra fruta.

Fazemos isso para observar a alteração que essa introdução vai causar no ritmo intestinal do bebê.

Vamos trocando assim as frutas, passando a oferecer frutas que são mais arenosas( como a maçã) chegando à frutas que devem ser amassadas com o garfo( como a banana).

A fruta deve ser oferecida inicialmente uma vez ao dia, no meio da manhã.

Sempre iniciando com porções pequenas e aumentando gradativamente, mas sempre com moderação e bom senso.

Depois de algum tempo, poderemos passar a dar a fruta duas vezes no dia, fazendo as escolhas baseadas na consistência das fezes.

Vamos manter uma quantidade pequena de frutas para iniciar, e depois, lentamente , podemos ampliar esse leque, oferecendo outros tipos de frutas, como abacate, manga, laranja, ameixa.

Frutas vermelhas( morango, amora, framboesa) e kiwi, não devem ser oferecidas antes de 1 ano de idade, por serem alergênicas.

A carambola, não deve ser oferecida para bebês que tenham qualquer patologia renal, pois ela contém uma substância que não sendo filtrada pelos rins e pode levar à quadro de intoxicação.

Os sucos de frutas somente deverão ser oferecidos após 1 ano de idade.Isso se deve ao seu alto valor calórico e pelo fato de quebrar a fibras presentes na fruta, além de não estimular a mastigação.

Quando o bebê já estiver craque em comer as frutas e já pudemos observar as alterações na consistência das fezes, assim como perceber quais combinações de de frutas equilibram esse funcionamento, está na hora de introduzir a papa principal.

Dra. Claudia G. F. Troccoli Menezes, Gastropediatra – CRM 69769

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário