Pediatria

O que é Pediatria?

Pediatria é a especialidade da Medicina dedicada à assistência biopsicossocial do ser humano em uma ampla faixa etária, desde a fase pré-natal até o final da adolescência. Sua atuação abrange aspectos preventivos e curativos.

Atuação Preventiva - Gestação, Parto e Pós-Parto:

A atuação preventiva se inicia antes mesmo do bebê nascer, durante a realização de consulta pré-natal no pediatra com as gestantes. Esse tipo de consulta é bastante recomendável, pois são nessas visitas ao pediatra que as futuras mamães serão orientadas sobre a assistência e práticas de cuidados com os recém-nascidos, tais como:

  • momento do parto e estadia na maternidade;
  • cuidados gerais: ritmo de sono, banho, cuidados com o coto umbilical, orientações de higiene, vacinas a serem administradas;
  • testes de triagem recomendados (pezinho, auditivo, entre outros);
  • armazenamento de células-tronco;
  • questões ligadas ao aleitamento materno.

O que é Puericultura?

Após o nascimento, o pediatra inicia sua atuação preventiva através da Puericultura, que é a ação de promover e proteger a saúde das crianças através de uma atenção integral, compreendendo a criança como um ser em desenvolvimento com suas particularidades, considerando além da criança, a família e o entorno, analisando o conjunto biopsicosociocultural.

É através da puericultura que o pediatra terá a possibilidade de detecção precoce de alterações clínicas, alimentares, de desenvolvimento, entre outras, podendo através dessa observação atuar precocemente minimizando a possibilidade de sequelas.

  • Atuação Preventiva - Primeira Infância e Adolescência:

    A atuação preventiva do pediatra deve ser contínua durante toda a infância e adolescência, sendo incentivado nos adolescentes que quando passarem parafase adulta mantenham cuidados preventivos com relação a sua saúde. A puericultura é realizada durante as consultas de rotina, sendo observado e solicitado informações a respeito do cotidiano da criança, queixas, alimentação, uso de medicações, vacinação, padrão de sono, comportamento, desenvolvimento, aproveitamento escolar, interação, socialização desta, sendo realizado sempre o exame físico completo e fornecida orientações aos pacientes e suas famílias direcionados a faixa etária atendida, sobre todos esses aspectos, além das relacionadas à prevenção de doenças e acidentes. Com os adolescentes a atuação preventiva envolve também orientação para prevenção de uso de drogas lícitas e ilícitas, gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.

  • Atuação Curativa:

    A ação curativa da pediatria se destina ao tratamento de diversas situações ligadas à saúde da criança e do adolescente, podendo propor técnicas diagnósticas adequadas para cada caso, quando necessárias

  • Cuidado Integral:

    Faz parte de ambas as ações do pediatra, tanto as preventivas, quanto as curativas, a atuação de outros membros de equipes multidisciplinares, especialidades tanto médicas (oftalmologia, otorrinolaringologia, entre outras), como não médicas (odontologia, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição e demais terapias tal como as terapias corporais, entre outras), podendo favorecer em muito o cuidar da criança e do adolescente através de um olhar amplo e direcionado.

  • Desafios Atuais:

    Com a alta expectativa de vida atual, o grande desafio do pediatra é a prevenção de doenças crônicas dos adultos, tentado modificar o desenvolvimento de hábitos nocivos à saúde futura, como sedentarismo, erro alimentar, estresse, que muito frequentemente se instalam nesta faixa etária, podendo influenciar diretamente no desenvolvimento de doenças como obesidade, diabetes, arteriosclerose, hipertensão arterial, entre outras.

  • A Criança é um Pequeno Adulto?

    É muito importante salientar que a criança não é um “adulto pequeno”, possuindo particularidades não apenas do funcionamento físico, mas de todo seu desenvolvimento psíquico, neurológico e emocional, sendo fundamental a parceria de um pediatra com a família garantindo um desenvolvimento adequado saudável da criança.

Profissionais Responsáveis: