Nutrição

Nosso acompanhamento nutricional inclui abordagem preventiva e terapêutica, ou seja, visa tanto evitar complicações futuras quanto tratar problemas e desconfortos já instalados. Consideramos preferências alimentares, rotinas, hábitos e estilo de vida, para elaborar um plano alimentar personalizado que atenda às necessidades em cada fase de vida.

Conheça um pouco mais da nossa especialidade:

  • Preparo para Gestação e Infertilidade

    Hábitos alimentares saudáveis na gestação contribuem para a boa saúde da mãe e da criança que está por vir. Trata-se de um momento de transformações intensas na vida da mulher e quanto melhor estiver o seu estado nutricional, maior a chance de uma gravidez segura e um bom desenvolvimento do bebê. O objetivo do acompanhamento nutricional durante o preparo para a gestação inclui corrigir carências e/ou excessos nutricionais, adequar o peso quando necessário, além melhorar o hábito alimentar, visando equilíbrio, variedade e moderação no consumo de alimentos. Indicamos que a futura mãe inicie o acompanhamento nutricional pelo menos seis meses antes de engravidar. Se possível, com o parceiro junto, pois o desequilíbrio nutricional do pai e da mãe interferem no desenvolvimento fetal! Para os casais passando por tratamentos de fertilidade, a melhora na alimentação ajuda a garantir os nutrientes necessários ao processo, em quantidade e qualidade adequadas no organismo.

  • Gestação

    Manter o ganho de peso adequado durante a gestação, acompanhar o desenvolvimento fetal e estimular o consumo de nutrientes específicos é indispensável nessa fase. Por isso, orientamos e auxiliamos as futuras mães durante os sintomas indesejáveis típicos da gestação que interferem na alimentação; esclarecemos dúvidas e mitos que envolvem este período; programamos e acompanhamos o ganho de peso durante todo o processo. Realizamos também o acompanhamento nutricional para gestação de risco (como diabetes gestacional, hipertensão, anemia, entre outros), quando algumas condutas específicas precisam ser realizadas. O acompanhamento nutricional da gestante deve ser iniciado o quanto antes, pois trata-se de um momento de muitas transformações que podem influenciar diretamente na alimentação. As orientações nesta fase visam contribuir para uma gestação mais tranquila e saudável.

  • Amamentação

    O leite materno é o melhor alimento para a criança e deve ser exclusivo até o sexto mês de vida, com raras exceções. Entretanto, nesta fase, o corpo da mulher prioriza a produção do leite materno e seu próprio organismo pode sofrer com a falta de nutrientes, sendo necessárias adequações para atender não só as demandas do bebê que está sendo amamentado, mas também as da mãe. O acompanhamento nutricional visa incluir nutrientes suficientes em quantidade e qualidade, além de auxiliar recuperação do peso gradativa e adequada, sem prejudicar a amamentação.

  • Alimentação Complementar / Introdução Alimentar

    Nosso papel é de auxiliar e orientar os pais quanto à introdução alimentar adequada, trabalhando as consistências, variedades, modo de preparo, armazenamento, tamanho das porções, quantidades, além de outras dificuldades que possam surgir.

  • Dificuldades Alimentares na Infância e na Adolescência

    Este é o momento de intervir para evitar as carências nutricionais, obesidade e doenças metabólicas, além de ajudar os pais a lidarem com uma situação que pode se tornar estressante. Trabalhamos considerando todos os fatores que influenciam nos hábitos alimentares, como a rotina alimentar em casa e na escola, modo de vida e horários de sono. Além disso, estamos sempre em parceria com outros profissionais da área da saúde, como a pediatra e a fonoaudióloga, pois algumas vezes as dificuldades alimentares se originam de dificuldades motoras de mastigação e deglutição, ou de questões orgânicas que passam despercebidas pelos pais. Desta forma conseguimos elaborar planos efetivos para mudança e melhoria no padrão e hábito alimentar das crianças e dos adolescentes.

  • Vegetarismo

    O acompanhamento nutricional visa orientar e planejar a alimentação das crianças e adultos vegetarianos (ou em transição para dieta vegetariana), visando à promoção da saúde, respeitando as individualidades e opções pessoais quanto ao tipo de dieta.

  • Situações Especiais / Enfermidades

    Algumas doenças prejudicam direta ou indiretamente o estado nutricional das pessoas e o tratamento nutricional nestes casos deve ser individualizado. Alguns exemplos de problemas de saúde em que parte do tratamento envolve mudanças na alimentação: diabetes, obesidade, desnutrição, hipertensão arterial, gastrite, refluxo, dislipidemia, anemia, entre outros. Não esqueça de trazer resultados de exames realizados durante a investigação e/ou tratamento clínico da enfermidade a ser cuidada.

Como são os nossos atendimentos?

A 1ª consulta é o momento de conhecer rotinas, hábitos, preferências e características individuais a fim de elaborar o plano alimentar mais adequado e personalizado.

Sempre que possível, solicitamos o preenchimento prévio de uma ficha de anamnese e/ ou diário alimentar.

Neste primeiro momento realizamos a avaliação do estado nutricional (peso, altura, medidas antropométricas) e da alimentação habitual.

Em média, a 1ª consulta dura 1h30min. Crianças podem e devem participar da primeira consulta, bem como cuidadores e babás.

Os retornos são definidos de acordo com a necessidade e objetivos de cada pessoa ou família e duram em média 1 hora.

Esperamos por você!

Profissional Responsável: