Os órgãos fonoarticulatórios (Ofas): lábios, língua, bochechas, dentes e palato devem ser bem trabalhados desde bebê já que os mesmos são utilizados na fala e na alimentação.
Uma alimentação adequada é pré-requisito para uma boa articulação. A amamentação natural do bebê é importante tanto para o seu desenvolvimento quanto para o fortalecimento da musculatura oro-facial, por isso é fundamental que a criança passe por todas as fases de introdução de alimentos: pastosa, semi-sólida e sólida. Com um ano a criança já é capaz de mastigar todos os tipos de alimentos.
Para que não ocorra assimetrias faciais, o recém nascido deve ser amamentado alternadamente nos dois seios da mãe, e a criança deve ter mastigação bilateral.
Os hábitos Orais como chupeta, mamadeira e dedo, quando utilizados devem ser do tipo ortodôntica, mas devem ser eliminados de preferência até os 2 anos em média, pois esses hábitos exercem uma força muito grande sobre o palato duro e sobre as arcadas dentárias, podendo ocasionar sérias alterações nessas estruturas, conseqüentemente má postura da língua na fala, na deglutição e respiração.
Fabíola Adriane Pereira Gomes, Fonoaudióloga – CRFA 11176