Reconhecido pela OMS como método complementar, não invasivo para alívio e tratamento de dor, o Reiki tem se tornado cada vez mais popular entre gestantes e puérperas.
A técnica, que se dá através da imposição de mãos, teve origem no Japão e se baseia no princípio de que tudo no universo é feito de energia e que essa energia vital flui em torno de nós e através de nós, sendo capaz de nutrir nossas células, órgãos e glândulas. 1 Quando esta energia está em desequilíbrio ou baixa estaremos mais suscetíveis à presença de enfermidades e quando está equilibrada temos a chance de acessar nossa capacidade inata de bem-estar e cura.
Mulheres em busca de alívio para os desconfortos físicos e estresse emocional vividos nos períodos mais deliciados da maternidade encontram no reiki um caminho complementar para acessar essa energia sutil de bem-estar. Um estudo recente, com gestantes, realizado pelo hospital de Hartford, em Connecticut, EUA, mostrou que os benefícios do Reiki podem auxiliar bastante a saúde das futuras mamães. Os números da pesquisa são bem significativos e demonstraram que:
94% das gestantes tiveram os níveis de estresse e ansiedade reduzidos;
78% sentiram menos dores
80% sentiram menos enjoos e náuseas matinais
O estudo mostrou que a qualidade do sono também melhorou em 86% após as sessões.
Muitas gestantes optam por esta prática terapêutica, pois ela não apresenta contraindicação ou riscos e pode ser recebida desde o momento em que se descobre que está se grávida, ao contrário de algumas técnicas, em que é preciso esperar o primeiro trimestre passar.
Como todos sabemos o bem-estar que é vivenciado pela mãe também é transmitido para o bebê durante a gestação e no pós-parto. Não há melhor momento do que durante a gravidez para experimentar os benefícios do Reiki, tanto para você e quanto para seu bebê.
Após o nascimento, o bebê ainda pode participar da sessão, a mãe pode receber o reiki com o bebê deitado ao seu lado.
Reiki pode ser especialmente útil para:
- Preparação para o parto natural
- Redução de estresse e ansiedade
- Preparação para dar a luz após um parto traumático anterior;
- Para reconectar mente e corpo;
- Depressão pós-parto e baby blues;
- A recuperação de parto traumático
- Recuperação em caso de perda de gravidez
- Trabalhando com a fertilidade (alívio da ansiedade e reequilíbrio)
- Melhorar a autoconfiança
- Alívio e relaxamento para as dificuldades sentidas com a amamentação;
E muito mais!
O Reiki honra o corpo, a mente e as emoções da mulher, tendo o respeito e a delicadeza de acolher cada gestante ou mãe em uma atmosfera de amor, leveza e relaxamento, resgatando sua força e vitalidade, para lidar com os desafios da maternidade.
===============================================================
1 – www.harthosp.org/integrativemed/Therapies/ReikiTherapy/default.aspx
http://www.reikiheals.com/benefits-of-reiki-during-pregnancy-andpostpartum/
http://www.reiki.org/reikinews/reiki_in_hospitals.html