Publicações

Sharenting – Exposição excessiva de crianças em redes sociais

Expor os filhos nas redes sociais, mostrando aspectos da vida desses, da maternidade ou paternidade é uma prática cada vez mais comum. Ao exercerem essa liberdade os pais acabam por expor indevidamente informações pessoais de menores e colocá-los ainda em situação de vulnerabilidade. Esse tipo de atitude, conhecida como sharenting – termo em inglês que combina as…
Saiba mais...

Aleitamento materno

Quando colocamos o bebê para mamar, deve-se esvaziar completamente uma mama para colocar o bebê para mamar na outra. Caso ele pare e a mama ainda esteja com bastante leite, quando o bebê for mamar novamente, deverá ser colocado primeiro nessa mama. ✨O leite materno apresenta diferenças entre o início e o final da mamada.…
Saiba mais...

Livre demanda

❣️O bebê em aleitamento materno exclusivo deve mamar sempre que quiser. Isso se chama livre demanda. ❇️Ela deve ser respeitada, pois muitas vezes o bebê se cansa antes de estar satisfeito. Isso pode fazer com que os intervalos das mamadas(principalmente nos primeiros meses) possa ser menor do que 3 horas. O acompanhamento com o pediatra…
Saiba mais...

Semana mundial do aleitamento materno

❣️Amamentar é um verdadeiro ato de amor! O leite materno é o melhor alimento que o bebê pode receber! Porém essa pode ser uma tarefa difícil para algumas mães, tanto do ponto de vista físico quanto psicológico! Vamos apoiar as mães nesse processo, que por vezes pode ser cansativo e doloroso. Dra. Cláudia G. F.…
Saiba mais...

Como armazenar leite materno❓

🔅Leite materno recém coletado(fresco) - pode ficar até 4h sem refrigeração (numa temperatura média de 25graus C) 🔅Leite materno mantido em bolsa térmica, pode ficar armazenado até 24 horas 🔅Leite no congelador(no fundo e não na porta!) pode ficar armazenado até 4 dias 🔅Leite no freezer pode ser armazenado até 6 meses. 📍Não esquecer de…
Saiba mais...

AGOSTO DOURADO

Agosto Dourado é o mês reservado para discutirmos de forma muito especial o aleitamento materno. É inquestionável o valor e a importância do aleitamento materno, para reforço do vínculo entre mãe e filho, prevenção de alterações nutricionais (obesidade, desnutrição), infecções, alergias, doenças crônicas mesmo da fase adulta entre tantos e tantos benefícios. Todas as mulheres…
Saiba mais...

Retorno as aulas 📚🗒️📝

Está chegando o dia das aulas voltarem. É seguro? Podemos mesmo mandar as crianças e adolescentes para a escola com segurança? Alguma medida a tomar? Como já conversamos em post anterior, cada família deve avaliar a sua situação individual, sua estrutura e a estrutura da escola para receber os alunos para definir o que fazer.…
Saiba mais...

VERMINOSES

Muitos quadros de diarréia recorrente estão associados a verminose. Por isso é muito importante realizar os exames de rotina! As verminoses podem dar sintomas e causar deficiência de nutrientes. O acompanhamento com pediatra é fundamental e deve ser realizado pelo menos 2 vezes ao ano para crianças maiores. Dra. Cláudia G. F. Troccoli Menezes Gastropediatria
Saiba mais...