ULTRAPROCESSADOS – PORQUE EVITAR?

Os alimentos ultraprocessados são nutricionalmente desbalanceados, tendem a substituir alimentos in natura ou minimamente processados e geram muito mais resíduos sólidos provenientes de suas embalagens, prejudicando o meio ambiente ♻️
✅ São produtos ricos em substâncias artificiais que, além de estender a sua duração, ajudam a dotá-los de cor, sabor, aroma e textura. Esse hipersabor induz o hábito de consumo e pode até mesmo criar dependência.
✅ A maioria desses alimentos é formulada para ser consumida em qualquer lugar e sem a necessidade de pratos ou talheres, ou seja, sem a atenção necessária para que a pessoa aprecie a refeição e regule a quantidade ingerida.
‼️ Portanto, prefira alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias no lugar de alimentos ultraprocessados.
⚠️ Troque refrigerantes, sucos artificiais, bebidas lácteas e biscoitos recheados por água, leite e frutas
⚠️ Troque sopas de pacote, salsichas, macarrão instantâneo e massas congeladas por comida feita em casa com arroz, feijão, legumes, verduras, macarrão
⚠️ Troque maionese, molhos industrializados, misturas prontas para tortas/ bolos por receitas caseiras
Se tiver dificuldade com as mudanças, procure uma nutricionista. ‍♀️

Fonte: Guia alimentar para a população brasileira, Ministério da Saúde, 2014.

 

Josi Freitas de Melo
Nutricionista
CRN-3: 26020

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