Retorno as aulas 📚🗒️📝

Está chegando o dia das aulas voltarem. É seguro? Podemos mesmo mandar as crianças e adolescentes para a escola com segurança? Alguma medida a tomar?

Como já conversamos em post anterior, cada família deve avaliar a sua situação individual, sua estrutura e a estrutura da escola para receber os alunos para definir o que fazer. É inquestionável o prejuízo da saúde mental das nossas crianças e adolescentes decorrentes do isolamento, da falta de convivência com amigos, de interação. Sobre o aprendizado e aquisição de novos conhecimentos, alguns se adaptaram muito bem ao ensino remoto e outros nem tanto, ou por falta de estrutura ou por dificuldades do aluno ou da família. Sendo assim, existem muitos benefícios no retorno ao ensino presencial e esse deve ser estimulado nas famílias, porém nem todos vivem na mesma realidade e algumas famílias podem não se sentir seguras no momento de retornar e isso deve ser respeitado, assim como as escolas garantirem o ensino on line ainda nesse momento.

⚠️Caso a opção seja retornar, algumas medidas a tomar e reforçar sempre com a escola e entre as crianças e adolescentes:

📌 usem máscaras de boa qualidade e de forma correta. Máscaras mal utilizadas podem aumentar em até 1000% o risco de contágio, segundo modelos matemáticos, devendo essas serem do tamanho adequado para o rosto, bem ajustadas, sem frestas laterais entre a máscara e o rosto. As máscaras que mais protegem são sem dúvida, as do tipo PFF2.

📌 ficar sempre em ambientes arejados e bem ventilados, devendo ser mantidas as janelas das salas de aula sempre abertas.

📌 distanciamento social que deve existir também entre as carteiras dos alunos e nos intervalos, dentro do possível, isso deve ser estimulado entre os alunos.

📌 higienizar com muita frequencia objetos, carteiras e principalmente as mãos com álccol gel.

📌 não socializar lanches entre os alunos, tentem levar lanches individuais em embalagens que não tenham muita manipulação.

📌 não enviar o filho a escola caso haja qualquer sintoma suspeito ou contato com casos confirmados de COVID.

⚠️ Importante reforçar, a pandemia não acabou!!! Vamos retomar com toda segurança e torcendo para chegar em breve o dia de vacinação para todos, inclusive para as crianças. Lembrando que a vacinação para os adolescentes começa em agosto, inicialmente para aqueles com comorbidade e após para os saudáveis.

Dra Daniela Vinhas Bertolini
Pediatria e Infectologia Pediátrica

Compartilhar!

    No Comments Yet.

    Leave a comment

    You must be Logged in to post a comment.