RECUSA ALIMENTAR NA INFÂNCIA – DICAS PARA O DIA A DIA!

Persistência e calma são palavras chave ‼️
✅ Tente um alimento novo por dia, não mais que isso, respeitando a tolerância da criança e a sua. Não deu certo hoje? Tentamos novamente outro dia!
✅ Abuse das estratégias culinárias para aumentar a variedade de alimentos consumidos. Experimente bolinho de arroz com vegetais, biscoito caseiro integral, hambúrguer vegetariano ou panqueca colorida (com beterraba ou espinafre).
⚠️ Evite chantagens e barganhas para a criança comer e lembre-se que as experiências sensoriais são muito importantes para diminuir as resistências
Portanto, reserve momentos para cozinhar junto ou para brincar, cheirar e inventar histórias com os alimentos. Que tal espetar palitos num chuchu ou cenoura para eles virarem bichos e insetos imaginários?
Uma hortinha em casa também pode ser uma experiência agradável, convide ela a plantar sementes de tomate num potinho e regar todo dia, observando a planta nascer e crescer. Se o problema é espaço, existem kits para plantar sementes hidropônicas que nem necessitam de terra para crescer, ocupam pouco espaço e geram brotos altamente nutritivos que podem ser consumidos diretamente da ‘horta’.
Monte desenhos com os alimentos no prato, incluindo uma ‘orelhinha’ de cenoura ou um ‘nariz’ de tomate cereja, a criança pode se animar e colocar na boca, mas não reprima caso ela rejeite, ao final a sensação deve ser de diversão

Josi Freitas de Melo
Nutricionista
CRN-3: 26020

Foto por Jimmy Dean no Unsplash

 

Compartilhar!

    No Comments Yet.

    Leave a comment

    You must be Logged in to post a comment.