Hepatite C tem cura!!!!

Julho Amarelo é o Mês da Conscientização e Prevenção das Hepatites Virais. Hoje o assunto é Hepatite C.

Hepatite C é uma doença silenciosa, causada por um vírus, sendo muito comum na população.

As formas de transmissão são bem estabelecidas e as mesmas da hepatite B

* transmissão sexual
* através de objetos perfuro cortantes, como alicate de unha, giletes, material de uso odontológico não esterilizado de forma adequada
* por sangue caso fosse transfundido vindo de um doador infectado, sendo praticamente impossível essa forma de transmissão nos dias atuais
* transmissão vertical, ou seja, da mãe infectada para o RN na gestação, parto ou de forma mais remota pelo aleitamento materno

O exame para detecção da hepatite C é disponível pelo SUS e qualquer pessoa pode realizar. Estima-se que cerca de 1.7 milhões de pessoas sejam portadoras do vírus no Brasil, com uma parcela significativa de pessoas, ainda desconhecendo seu diagnóstico.

Saber que tem a doença possibilita a pessoa de poder se tratar. Os tratamentos de hepatite C são disponíveis também pelo SUS e hoje são modernos, seguros, com uma taxa bem pequena de efeitos colaterais e alta chance de cura, principalmente se o diagnóstico for precoce.
Não existe ainda vacina para hepatite C.

Em caso de dúvida, procure sempre um profissional da saúde.

Dra Daniela Vinhas Bertolini
Pediatria e Infectologia Pediátrica