Síndrome da Morte Súbita do Lactente

Durante a gestação, muitos preparativos são feitos para receber o bebê, principalmente do quarto. Mas quando o bebê vai para casa, muitos pais preferem colocá-lo para dormir na cama com eles.

A justificativa, seria de estar mais próximo e perceber qualquer necessidade dele o mais rápido possível. Na prática, a cama compartilhada aumenta o risco da Morte Súbita do Lactente  (SMLS), conforme mostra a literatura.

Nesta situação, bebês saudáveis morrem , em geral , por sufocamento causado pelo adulto ter adormecido sobre ele, ou causado por travesseiros ou lençóis. Outra situação de risco é colocar o bebê para dormir de bruços.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que o bebê durma durante a noite no quarto dos pais até a idade de 6 meses, em berço próprio. Depois, em berço no quarto do bebê.

A incidência da SMLS é maior em meninos, bebês prematuros, recém-nascidos com peso menor que 2,500g e em maior frequência dos 2 aos 4 meses, mas podendo ocorrer até 6 meses.

Também devemos ter cuidado com cobertores, mantas e com a consistência do colchão do berço do bebê, que deve ser firme.

fotos: https://br.pinterest.com/search/pins/?q=beb%C3%AAs%20no%20ber%C3%A7o&rs=rs&eq=&etslf=10202&term_meta[]=beb%C3%AAs%7Crecentsearch%7Cundefined&term_meta[]=no%7Crecentsearch%7Cundefined&term_meta[]=ber%C3%A7o%7Crecentsearch%7Cundefined

Cláudia G. F.Troccoli Menezes - CRM 69769

 

Compartilhar!

    No Comments Yet.

    Leave a comment

    You must be Logged in to post a comment.