SETEMBRO VERDE – Campanha de Doação de Orgãos e Tecidos

O "Setembro Verde" é o mês dedicado à campanha de conscientização sobre a importância da doação de órgãos.

A Associação Brasileira de Transplante de Orgãos (ABTO) realiza anualmente no mês de setembro a Campanha Nacional de Doação de Orgãos, em apóio a Lei n° 15.463 de 2014, que instituiu mês da doação de orgãos como "Setembro Verde", marcado pelo Dia nacional da Doação de Orgãos em 27 de setembro.

Com o objetivo de participar desse esforço, o Consultório Cuidar está empenhado na divulgação do “Setembro Verde”.

De acordo com informações do Governo Federal, houve um aumento no número de brasileiros que estão aguardando uma doação de órgão no país. A maior fila é para receber córneas e rim.

Graças a atuação na melhoria da infraestrutura e, principalmente, do aumento da sensibilização das famílias, o número de doadores no Brasil tem crescido dia a dia e, com ele, o índice de pessoas transplantadas. No ano passado, segundo dados do Ministério da Saúde, foram realizados em todo o País 23.999 transplantes, maior número da última década, quando foram registradas 12.722 cirurgias. Outro dado importante é que o Brasil registrou, em 2012, 13,6 doadores por milhão de população, número bem próximo do que o ministério estabeleceu como meta em 2015, que é 15 doadores por milhão da população.

Qualquer pessoa pode ser um doador de orgãos. Para um transplante de orgãos basta a compatibilidade entre você e as várias pessoas que esperam um coração, um rim, um pulmão...uma vida enfim!!!!

Para quem se interessar em se tornar um doador, é importante informar esse desejo aos familiares uma vez que, após a morte, é a família que decide sobre a doação. Não é necessário nenhum registro em documento, basta a família estar avisada. É possível também a doação entre vivos, no caso de órgãos duplos, como o rim; ou apenas partes dos órgãos, como o fígado e o pulmão.

Doe orgãos, doe vida!!!!!

Saiba mais sobre o assunto no site da ABTO http://www.abto.org.br/abtov03/

Daniela Vinhas Bertolini - CRM 85228

Compartilhar!

    No Comments Yet.

    Leave a comment

    You must be Logged in to post a comment.