Consumo de lichia e a morte de crianças na Índia

Muitas pessoas perguntando sobre esta notícia amplamente veiculada nas redes sociais ao longo da semana: "Lichia causa morte de centenas de crianças na Índia".

A notícia é verdadeira, mas é preciso salientar que o que causava esta tragédia na Índia durante todos os verões desde 1995 tinha a ver com a quantidade consumida da fruta, o estado nutricional deficiente das crianças e o período de jejum ao qual elas eram submetidas. Tanto que apenas a introdução de uma refeição à noite associada a redução no consumo da lichia foi capaz de minimizar o problema!

Por outro lado, o efeito hipoglicemiante verificado no estudo tem levado pessoas com diabetes a pensar que esta fruta poderia substituir medicamentos para reduzir o açúcar no sangue. Porém ainda não existe nenhuma recomendação com base científica neste sentido e qualquer mudança no tratamento, sem orientação médica e nutricional adequada, pode trazer malefícios à saúde!

Portanto, a lichia pode e deve continuar sendo consumida, pois é rica em micronutrientes. Basta não exagerar na quantidade e manter um hábito alimentar equilibrado ao longo de todo o dia!

Cuidado com explicações simplistas para problemas que são muito mais complexos! Converse com a sua nutricionista para uma orientação completa e personalizada!

 

Confira matéria sobre o assunto no site do jornal El País:

http://brasil.elpais.com/brasil/2017/02/02/internacional/1486047108_040648.html

 

 

Josi Freitas de Melo

Nutricionista

CRN-3: 26020

 

 

Fonte imagem: www.google.com.br

Compartilhar!

    No Comments Yet.

    Leave a comment

    You must be Logged in to post a comment.