Terapia Corporal

Terapia Corporal

É um termo que se refere a um grupo de abordagens terapêuticas baseadas no corpo, com a finalidade de melhorar suas funções vitais, promovendo bem-estar físico, emocional e energético através do toque, massagens, movimentos e respirações com o intuito de liberar o fluxo de energia que, quando estagnada, causa disfunções e doenças.

Naturopatia

Sistema de terapia complementar e/ou alternativo que atua através da combinação de métodos naturais de prevenção e cura, tais como terapias corporais, florais, meditação, aromaterapia e dentre outros. Por meio de uma abordagem integrativa/holística, com foco na causa e não no sintoma, entende que a saúde é o equilíbrio entre corpo, mente e espírito ou energia vital e que temos uma capacidade inata de cura. Tem como principal propósito promover, resgatar e manter esse equilíbrio de nossas funções vitais.

Tratamentos oferecidos e principais benefícios

Massagem para gestantes, mães (puérperas) e bebês:

  • Gestantes: melhora a circulação, reduz o inchaço, reduz o risco de prematuridade, proporciona o alivio para dores nas costas e lombar, diminui a ansiedade, promovendo calma e tranquilidade
  • Mães (pós-parto/puérperas): melhora a recuperação do pós-parto, especialmente em se tratando de cesárea, favorece a produção do leite materno, alivio para tensões e cansaço, reduz a ansiedade, traz alívio para depressão pós-parto e baby blues, relaxa e acalma, fortalece o vinculo.
  • Bebês: acalma, melhora o sono, cólicas, auxilia no ganho de peso (especialmente no caso de prematuros), fortalece o sistema imunológico, melhora a digestão, auxilia no desenvolvimento neuropsicomotor.

Massagem para crianças e adolescentes:

  • Reduz a ansiedade, especialmente em casos de obesidade, deficit de atenção e hiperatividade, favorece o desempenho escolar, fortalece o vinculo entre pais e filhos, melhora o sistema imunológico, reduz alergias e dermatites, dentre outros.

Massagem para adultos:

  • Melhora a circulação, reduz a pressão arterial, ameniza dores, alivia o estresse e tensões do dia-a-dia, acalma e relaxa, reequilibra as emoções, revitaliza e revigora nossos sistemas e nosso corpo.

Drenagem Linfática Manual - corporal e facial:

  • É uma técnica especial de massagem, que estimula o sistema linfático, direcionando e aumentando o fluxo, promovendo a remoção mais rápida do excesso de líquido e toxinas. Reduz inchaço, especialmente das pernas durante a gestação, além de ser muito relaxante. A drenagem linfática não dói.

Reiki:  Técnica japonesa de imposição de mãos que tem como objetivo restaurar e manter a saúde através da energia vital universal que, no momento de sua canalização, é utilizada para o reequilíbrio dos corpos: físico, mental, emocional, energético e/ou espiritual. Recomendável para todas as idades.

Relaxamento Somático: Combinações de técnicas manuais, como massagem, alongamentos e movimentos passivos, toques sutis, reiki e aromaterapia. s.

Meditação: Prática dedicada ao foco e atenção no aqui e no agora, que consiste em observar os pensamentos sem se deixar envolver por eles. Proporciona calma, relaxamento muscular e profundo bem-estar pode restaurar a saúde e também é indicada como método preventivo. Não é preciso parar de pensar, sentar em uma posição desconfortável ou mesmo ficar repetindo sons, o processo é simples e bastam 15 minutos diários para sentir os benefícios. Em consultório são passadas as orientações, tais como: respiração, postura, consciência corporal e outros, para que a prática seja realizada em casa. O acompanhamento pode ser feito em consultório, semanalmente ou quinzenalmente.

Terapia Floral de Bach: Através das essências descobertas pelo Dr. Bach – a terapia floral, por meio da utilização da combinação dessas essências, tem como objetivo a transformação de estados mentais, agindo diretamente em nossas emoções e corpos sutis. O acompanhamento terapêutico é aconselhável uma vez que o terapeuta auxilia o individuo em seu processo de autoconhecimento para que ele compreenda as causas de suas dificuldades e desenvolva (com a informação dos florais adequados a ele) as qualidades necessárias para alcançar seus objetivos internos. Na Terapia Floral o indivíduo é visto como um todo, em vários aspectos: sua personalidade, sua situação atual, seus ideais, sua saúde física, seu contexto social, educação, crenças, valores, sua maneira de se relacionar consigo mesmo, com as pessoas e com os acontecimentos da vida. .