Publicações

5 DE MAIO – DIA MUNDIAL DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

A higienização ou lavagem de mãos nunca foi tão comentada como nos tempos de pandemia. Ela é considerada uma das medidas mais eficazes de prevenção da transmissão da COVID, associada ao distanciamento social e uso de máscara. Hoje temos um dia mundial dedicado a mais uma vez, lembrar que sem essa medida, nenhuma doença será…
Saiba mais...

GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA

Lançado em 2014 e reconhecido internacionalmente, o Guia alimentar para a população brasileira leva em conta todas as dimensões da alimentação e sua íntima relação com a saúde das pessoas. O guia recomenda que olhemos de forma mais ampla para os nossos hábitos alimentares, ao invés de focar em nutrientes consumidos de forma isolada Para…
Saiba mais...

Ter um animal em casa é maravilhoso

Cuidados são necessários sempre, como levar o animal no veterinário para consultas regulares e vacinação, controle de pulgas, lavar as mãos após brincar ou manusear o amiguinho, mas de longe os benefícios superam os riscos. São incontáveis as vantagens descritas inclusive em literatura científica. Algumas das mais importantes fortalecimento e desenvolvimento do sistema imune (alguns…
Saiba mais...

Uso de fones e perda auditiva

A pandemia trouxe novos costumes e necessidades. Home-office, aula on-line... O uso de fones pode ser necessário, principalmente quando mais de 1 pessoa está em atividade não presencial na casa concomitantemente. Crianças cada vez menores estão utilizando fones de ouvido. Mesmo após o período de aula, por estarmos em isolamento social ,alguns ainda mantém o…
Saiba mais...

VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

Gestantes e puérperas (mulheres que se encontram até 45 dias após o parto) tem-se mostrado como de maior risco para formas graves de COVID, além de apresentarem maior chance de complicações obstéticas. Infelizmente esse grupo tem apresentando também maiores taxas de mortalidade pelo COVID. Apesar de não termos estudos concluídos com as vacinas especificamente nessas…
Saiba mais...

Tabagismo é doença pediátrica

Essa frase pode causar bastante estranheza na maioria das pessoas, mas há alguns anos que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo uma doença pediátrica porque a maioria dos fumantes se torna dependente antes de completar 19 anos, ou seja, enquanto ainda está sob os cuidados da Pediatria. Mais assustador ainda é o…
Saiba mais...

Exames de rotina

As consultas com o pediatra devem ser periódicas . Dentre outras coisas , será avaliado o crescimento da criança, através das medidas de peso e altura. Porém, o fato da criança estar crescendo adequadamente, não significa , que ela não esteja com deficiência de algum nutriente. Os exames de rotina são necessários para que essa…
Saiba mais...

Criança e maquiagem

Todos os dias, atendo no consultório crianças com unhas pintadas, batom e até sombra. Época de carnaval, halloween... mais ainda! Pode? Sim, pode! Mas com alguns cuidados! É importante atrasar esse momento o máximo possível! Não estimular esse tipo de comportamento, principalmente se a criança nunca tinha demonstrado interesse nesse tipo de brincadeira. Mas é…
Saiba mais...