Será que sua cozinha ajuda ou atrapalha o comer saudável?

Você já parou para pensar em quantas escolhas fazemos sem pensar relacionada a alimentos, diariamente? Já se deu conta de que pequenos detalhes na estrutura do nosso ambiente, que são sutis, como o tamanho dos copos, dos utensílios, a maneira como os dispomos pela casa, podem favorecer o consumo de alimentos não saudáveis?

Pois estes detalhes podem sabotar nossos hábitos e dificultar em muito a transformação da alimentação em um ato consciente, o chamado Mindful Eating, ou Comer Intuitivo, como chamamos no Brasil. Não é preciso de habilidades especiais para transformar o seu ambiente, e o pesquisador Americano Brian Wansink, descreve em seu livro “Mindful eating”, diversas estratégias para te ajudar a ‘reformar’ sua alimentação, começando do ambiente. Vamos começar pela cozinha?

Seguem algumas dicas para transformar o ambiente e potencializar a rotina saudável!

  • Use pratos coloridos no lugar dos brancos e uniformes. Pesquisas mostram que você come 18% a mais quando o prato é da mesma cor da comida (geralmente brancos e tons pastéis).
  • Tire as guloseimas e demais alimentos do balcão, deixe apenas as frutas à disposição. Coloque as frutas em recipientes atrativos!! Deixe à vista utensílios que facilitarão o preparo dos alimentos.
  • Atenção ao tamanho dos utensílios! Cuidado com pratos, talheres de servir e taças muito grandes, prefira os menores. Quando guardar as sobras, reduza o tamanho das porções e divida em potes menores. Sobras de alimentos saudáveis devem ser guardadas em recipientes transparentes, guloseimas e outros alimentos revestidos em papel alumínio ou embalagens opacas.
  • Tire distrações da cozinha (como revistas, TVs, rádios, etc.). A cozinha não deve ser uma lugar para “passar o tempo”.
  • Guarde as guloseimas e afins em locais de mais difícil acesso (prateleiras mais altas e fora do campo de visão). Mesmo nestes locais, deixe no fundo, atrás de outros alimentos. Deixe na frente os alimentos que você deve consumir.
  • Deixe os alimentos mais saudáveis com melhor acesso: além de ficar na frente e em prateleiras mais acessíveis, corte as frutas e deixe em potinhos, etc. Os alimentos saudáveis devem estar ao alcance dos olhos.
  • Se possível, cozinhe em um lugar e coma em outro. Deixe apenas a salada à mesa e deixe as panelas com os alimentos no fogão. Sirva-se no fogão e vá jantar à mesa. A chance de retornar para repetir será menor. Evite também comer lanchinhos fora da cozinha (quarto, etc.), isso favorece comer em porções maiores.

Muitas pesquisas mostram que as mudanças começam a fazer efeito na rotina familiar depois de 3 semanas de mudanças. Faça o teste na sua cozinha por 21 dias e venha nos contar o que mudou?!

Fonte: Brian Wansink. Slim by design: mindless eating solutions for everyday life. Morrow, 1st ed. NY:2014.

Compartilhar!

    No Comments Yet.

    Leave a comment

    You must be Logged in to post a comment.