Benefícios do toque e massagem para a saúde da família

A massagem é considerada um dos métodos terapêuticos mais antigos para manutenção da saúde, seus primeiros registros surgiram no Oriente, países como China e Índia muito tem a nos dizer sobre a ciência dos cuidados através das mãos. Resgatar a importância do contato para a saúde, nos dias de hoje, tem sido tema de discussões e estudos ao redor do mundo, especialmente na Europa e Estados Unidos e, com isso, felizmente, cada vez mais, cresce o número de pais que buscam no toque e na massagem um método complementar e natural de prevenção e cura.

Grandes centros de referência como Harvard e também o TRI (Touch Research Institute) - Instituto de Pesquisa do toque da Universidade de Medicina de Miami - dirigido pela PhD. Tiffany Field, têm realizado diversas pesquisas sobre o assunto. O TRI, por exemplo, foi o primeiro instituto do mundo a realizar estudos com base em evidências cientificas sobre a importância do toque, iniciando suas pesquisas com bebês prematuros, já que a própria Dra. Tiffany teve uma filha prematura.

Ela passou a observar que o toque tinha uma influência positiva no ganho de peso, sono e recuperação desses bebês e, a partir daí, evoluiu significativamente seus estudos, sendo que na década de 90 seu olhar sobre o potencial da pele e do tato atingiu os mais diversos campos do conhecimento, tornando-se, hoje, a maior autoridade sobre o tema, com diversos artigos e livros publicados.

O TRI possui uma serie de estudos sobre a efetividade do toque e massagem para adultos, crianças, adolescentes, gestantes e idosos e também em casos como:

  • Alergias
  • TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade)
  • Problemas respiratórios
  • Depressão e Depressão pós-parto
  • Estresse
  • Redução do risco de parto prematuro
  • Insônia
  • Ansiedade
  • Obesidade
  • Síndrome de Down

Assim como a amamentação, estabelecer uma rotina de cuidados através do toque é essencial para o fortalecimento do sistema imunológico, vínculo e para o desenvolvimento neuropsicomotor saudável do bebê. A pele é o maior órgão do corpo humano e na evolução dos sentidos, o tato foi o primeiro a surgir; Desenvolve-se no embrião humano quando este tem ainda menos do que 2.5 cm de comprimento. É preciso alimentar a pele tanto quanto o estômago. Bebês, especialmente recém-nascidos, sentem necessidade constante de contato e calor do corpo dos seus cuidadores.

Tocar de forma afetiva faz bem para quem toca e para quem é tocado, pois todo corpo afeta e é afetado por outros corpos, o toque pode modificar a fisiologia de um corpo e transformar a historia de uma vida. Que você e sua família também possam sentir esses benefícios a favor da saúde integral.

Camila Rosa - CNT 11.1007/SP

Compartilhar!

    No Comments Yet.

    Leave a comment

    You must be Logged in to post a comment.